News

Vida longa ao 4° Distrito. Ele é pura efervescência!

Pense em uma região efervescente em Porto Alegre. Pensou? Bom, há grandes chances de você ter lembrado do Distrito (Sim, finalmente vamos escrever sobre ele!!!). Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos são os bairros que compreendem essa área tão querida por nós, a antiga zona industrial da cidade, que começou a ganhar novos ares a partir de iniciativas de empreendedores e criativos.

Você acredita que a região que hoje tem vários lugares legais, com barzinhos, coworkings, casas artísticas e outras opções abrigou grandes indústrias no início do século 20? Mas, a partir da década de 1970, essas grandes empresas começaram a migrar pra outras regiões do Rio Grande do Sul e o local, que era bem frequentado, foi se tornando mais vulnerável.

Calma, não desanima, o Distrito voltou a ganhar a atenção da galera. Talvez seja pela localização acessível, ou, quem sabe, por oferecer aluguéis mais baratos que em outros bairros da Capital. Assim, o que poderia ter um fim trágico, transformou-se em um final feliz. Aliás, final não, porque o Distrito está crescendo cada vez mais por atrair olhares de pequenas iniciativas empreendedoras ao longo dos últimos anos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Prefeitura de Porto Alegre mostra que, de 2014 até 2018, a emissão de alvarás para novas empresas atuarem no 4º Distrito aumentou consideravelmente. E, até o final de 2019, a ideia é crescer ainda mais. Se liga nos números:

Com isso, os bairros da região estão sendo revitalizados a partir de incentivos a empresas de inovação para se instalarem por aqui, assim como vários pequenos empresários que têm interesse em se misturar com a urbanidade do bairro. Há quem diga que desconhece outros bairros em Porto Alegre onde a comunidade tenha tal sentimento de pertencimento. Bacana, né?

Mas por que Distrito?

[foto por Eduardo Beleske]

O nome dessa região tão e cada vez mais querida de Porto Alegre vem lá do final do século 18, quando a cidade era dividida em seis distritos: Se liga como era essa divisão:

1º Distrito – compreendia a península onde hoje é o Centro Histórico

2º Distrito – saindo do Centro em direção ao Sul, margeando o Guaíba

3º Distrito – saindo do Centro em direção ao Norte, margeando o Guaíba

4º Distrito – na sequência do 3º Distrito

Porém, os distritos caíram em desuso com o tempo e a divisão em bairros, menos o nosso 4º Distrito <3

[foto por Fernando Banzi e Lauro Rocha]

Dados da NoOne apontam que 91% dos moradores não gostariam de sair da região para morar em outro lugar na cidade, e 50% dos visitantes que passam por aqui afirmam que morariam no 4° Distrito. E você sabia que 65% dos moradores e 44% dos visitantes se sentem tão seguros aqui quanto em outros bairros? Pois é, isso se deve, naturalmente, à crescente movimentação nos bairros que compreendem a região. Além disso, 63% dos moradores acham que o local está melhorando. Yay!! )

É um caminho que está sendo traçado e tem muito ainda o que melhorar, sabemos, OK. O importante, porém, é que a região está ganhando cada vez mais visibilidade, investimentos estão sendo feitos e os players do mercado enxergam cada vez mais que esse canto de Porto Alegre tem, sim, potencial e merece ser olhado com muito, mas muito carinho.

Vida longa ao 4º Distrito!

 

Veja também: